Resumo Prática de Anatomia Dental

Numeração da dentição permanente



Dentição decídua




Principais características dos dentes permanentes:


Incisivos centrais superiores(11 ou 21)



-coroa mais volumosa que o lateral; raiz cônica, volumosa e relativamente curta; fossa lingual rasa e ampla; cíngulo não muito evidente; linha do colo frequêntemente entra pra direção do 1/3 médio da coroa na face mesial; visto por vestibular o 1/3 distal é mais arredondado e o 1/3 mesial é mais reto; raiz não distaliza.

_______________________________________



Incisivos laterais superiores( 12 ou 22)



- coroa menos volumosa; Raiz cônica, menos volumosa e relativamente longa; fossa lingual estreita e mais profunda; na face lingual pode apresentar um forame cego, próximo ao cíngulo; arredondado nas faces mesial e distal, por vista vestibular.

__________________________________________



Incisivos centrais inferiores(31 ou 41)




-coroa menor que o lateral, mais alongada; face vestibular inclinada para a lingual; visto por vestibular ou por lingual os 1/3 mesial e distal são retos ou quase paralelos; fossa lingual rasa e curta; Raiz achatada no sentido mésio-distal e discretíssimo desvio distal, menor e mais achatada.

___________________________________

Incisivos Laterais inferiores( 32 ou 42)


-coroa mais volumosa que o central; face vestibular inclinada para a lingual; face lingual mais alargada e mais escavada; desvio da face incisal para distal; raiz achatada no sentido mésio-distal e desvio distal mais acentuado, raiz maior e mais volumosa.

___________________________________

Caninos superiores(13 ou 23)



-Distância mésio-distal acentuada, coroa mais volumosa; cíngulo proeminente, pode ocorrer forame cego; na face lingual é evidente as cristas marginais; raiz cônica, muito longa e com sulcos proximais discretos; mais arredondado ou abaulado no terço distal da coroa.


___________________________________________


Caninos inferiores( 33 ou 43)

-Distância mésio-distal menor, coroa mais alongada; cíngulo menos marcado, sem forame cego; reto no 1/3 mesial da coroa e arredondado no 1/3 distal; possui 1 cúspede, com a aresta mesial menor que a distal; raiz mais achatada, sulcos mésio-distais evidentes.
_______________________________________________

Primeiro pré-molar superior( 14 ou 24)


-Mais volumoso na face vestibular, possui 2 cuspedes, sendo que a CV >CL ou CP, a margem mesial formada pela crista marginal mesial é mais alta que a distal, na face oclusal são evidentes os sulcos principal e secundários, de oclusal pra mesial em direção a raiz pode ocorrer um pequeno sulco que não termina em foceta. Possui 2 raízes com tronco radicular pouco mais espesso, no tronco encontra-se frequentemente um sulco amplo antes da bifurcação das raízes.
__________________________________________
Primeiro pré-molar inferior( 34 ou 44)



-Mais volumoso na face vestibular doque a face lingual, cúspede V muito maior doque a cúspede L( às vezes essa cuspede se reduz a um tubérculo), margem mesial é mais alta, na cúspede V a aresta mesial é menor que a distal; a face oclusal possui a ponte de esmalte ( uma elevação de esmalte que liga uma cúspede a outra)evidente ou com um sulco principal marcando-a, quando possui ponte de esmalte há duas fóssulas entre a ponte sendo a mesial mais alta e menos profunda, quando não ocorre ponte apresenta apenas uma fóssula, possui 1 raiz podendo ou não distalizar apicalmente, e possui um sulcamento não muito evidente mesial na raiz.
______________________________________
Segundo pré-molar superior(15 ou 25)



Face V menos volumosa doque as do 24 e 14, possui duas cúspedes sendo semelhantes em suas alturas, sulcos primcipais e secundários não evidentes na face oclusal se reduzindo apenas a uma fossula central, uma raiz com achatamento mésio -distal, margem mesial mais alta.
____________________________________________
Segundo pré-molar inferior (35 ou 45)




Possui a face V mais volumosa( porém com pouca diferença)que a L, por vista lingual o 1/3 distal é mais arredondado ou abaulado, pode ter de duas a três cúspede( quando 2 uma V e outra L de tamanhos aproximados; quando 3 uma V e duas L sendo a ML mais volumosa que a DL), face oclusal em Y com sulcos principais e secundários evidentes, uma só raiz e é pouco frequente a distalização apical.
_____________________________________________
Primeiro molar superior( 16 ou 26)

Possui face V menos volumosa q a L, possui 4 cuspedes 2 V e 2 L, possui ponte de esmalte entre as cuspedes ML e DV, possui um protuberância de esmalte denominada de tubérculo de Carabelli ou Tubérculo Anômalo na cuspede ML, na face oclusal encontra-se um sulco principal em forma de L na mesial e em meia-lua pra distal, possui 3 raízes sendo 2 V ( proximas no 1/3 apical da raiz)e 1 P ou L ( afastada das V no 1/3 cervical da raiz e tendendo a se aproximar apicalmente, margem mesial mais alta.
_________________________________________________
Primeiro molar inferior(36 ou 46)

Pentacuspidado pois possui 5 cúspedes sendo 3 V ( a maior é a mesial e a menor sendo a distal) e 2 L( sendo mais alta e mais volumosa a mesial), possui 2 raízes destalizadas com tronco radicular pequeno, face oclusal em W , sulco principal e secundários bastante evidentes
________________________________________
Segundo molar superior ( 17 ou 27)


Possui face V mais volumosa q a L, possui 4 cuspedes 2 V e 2 L, não possui ponte de esmalte entre as cuspedes ML e DVou bastante sulcada, não possui um protuberância de esmalte denominada de tubérculo de Carabelli ,na face oclusal encontra-se um sulco principal em forma de L na mesial e em meia-lua pra distal e um sulco reto ligando-os, possui 3 raízes sendo 2 V ( distanciando no 1/3 apical da raiz)e 1 P ou L ( afastada das V no 1/3 cervical da raiz e um pouco mais alta) , margem mesial mais alta.
______________________________________
Segundo molar inferior( 37 ou 47)




Possui 4 cúspedes sendo a ML a mais alta e volumosa das 4, face oclusal em cruz com um sulco principal de M para D e outro de V pra L, na face vestibular o sulco termina em foceta vestibular, possui 2 raízes 1 M e outra D todas distalizadas e a margem mesial é mais alta que a distal.







__________________________________________

Terceiros  Molares(18,28,38,48)


Não foram comentadas aqui características, pois os terceiros molares possuem uma grande variedade de formas anatômicas desde as mais clássicas que se assemelham aos segundos molares vizinhos ou até outras estruturas mais complexas com raizes bastante curvas ou até fusionadas.

18 comentários:

  1. Olá Luiz Antonio.
    Meu nome é Elias, resido em São Miguel do Oeste-SC. Iniciei um curso de prótese dentária, também sou apaixonado pela profissão.
    Adorei seu site sobre anatomia dental me ajudou muito, meu e-mail eliaszeff@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elias!
    É verdade essa profissão é bastante rica, pois para nós os detalhes fazem a diferença, curto muito anatomia dental fiz aqueles resumos para auxiliar o entendimento nas práticas, obrigado por ter gostado, estou trabalhando para fazer vídeos mostrando os detalhes.
    Obrigado por acessar luizeshow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz,
    Muito bom os resumos, auxiliou bastante a compreensão dada em sala. Grato pela ajuda.
    Sempre que possível vou acessar o blog.

    ResponderExcluir
  4. Sammy.
    Luiz, você é Show hehe.
    Caiu na minha primeira AVD exatamente essa imagem do molar que você postou.
    Vidente, me ajudou muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. É um prazer ajuda-la Sammy!
    Espero que vc tenha tirado uma excelente nota.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  6. oi luiz gostei muito do seu site, mais queriaa umas ajudas, pode me passar seu email?

    ResponderExcluir
  7. Olá, poderá me achar no orkut " Luiz é show", ok.

    ResponderExcluir
  8. Luiz, tudo bom? eu queria saber se voce nao tem essas mesmas imagens só que do terceiro molar superior (18 ou 28)? gostei muito das imagens mostrando as faces do dente, se fosse possível postar o 18 ou 28 ficarei grato! Parabéns pelo site, muitas informações produtivas!
    Muito bom os resumos.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá,Eduardo!Que bom que tenha gostado!
    Não tenho as mesmas imagens para os terceiros molares superiores, pois não foi padronizados nessas imagens os 3° porque são dentes que possuem uma alta taxa de variação anatômica, postei algumas imagens para que vc possa observar, ok.
    abraços.

    ResponderExcluir
  10. ola luiz me chamo deise sou estudante de odontologia da unic de cuiaba mt ,adorei o site me esclareceu muitos assuntos que ainda estava com duvidas !! obrigada !!

    ResponderExcluir
  11. Olá Deise! Agradeço que gostou qualquer coisa é só enviar-me um email para q possamos trocar informaçãoes sobre odontologia luizmmoraess@gmail.com.

    ResponderExcluir
  12. Grande Luiz parabens, pelas postagens
    Sucesso

    ResponderExcluir
  13. Muito bom essa publicação. Creio que vou me sair bem na prova de hoje. Gracias Luíz.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!Adorei a explicação!

    ResponderExcluir
  15. LUIZ QUE POST INCRIVEL!! RESUMIDO, MAS COMPLETO E BEM DIRETO, AS IMAGENS ESTAO OTIMAS, MT OBRIGADA <3

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada