Termos Anti-sépticos e Desinfetantes

Contaminação- é a existência de microorganismos patógenos sobre superfícies corporais ou em objetos inanimados como: pisos, paredes, assim como em ar, água e alimentos.
Séptico- a existência de microrganismos ou de suas toxinas em áreas que normalmente não as possuem, o que indica que estão contaminados.
Materias críticos- são instrumentos ou dispositivos que se introduzem diretamente na corrente sanguínea ou em outras áreas do organismo geralmente estéreis. Quando estão contaminados conduzem a um maior risco de infecção.
Materiais semi-críticos- são os materiais com baixo risco de infecção que não tem contato direto com o paciente ou somente com a pele sã. Estes materiais devem ser limpos com um detergente apropriado e água e em alguns casos serem submetidos a desinfecção.
Descontaminação- é o processo de remoção dos microrganismo produtores de enfermidades, permitindo que os objetos fiquem seguros para manipular.
Limpeza- eliminação física de material orgânico, pó ou qualquer material estranho dos objetos. Deve realizar-se com água com ou sem detergente acompanhada de ação mecânica e proceder aos processos de esterilização. A limpeza é mais destinada a remover do que para matar os microrganismos.
Detergente- agente sintético solúvel em água, efetivo para limpeza de superfícies e objetos enanimados.
Desinfecção- é o processo que permite eliminar a maioria dos objetos inanimados. Não é um procedimento que elimine os esporos.
Desinfetantes- substância química que se aplica aos objetos inanimados.
Anti-sepsia- implica na eliminação de microrganismo ou de sua inibição nos tecidos, fluidos corporais ou objetos. Não destrói obrigatoriamente todos os microrganismos, porém , reduz seu número. ->Método ou procedimentos utilizados para suprimir ou eliminar os microrganismos.
->Discutir dois conceitos: *técnica asséptica média; *técnica asséptica cirurgica.
Anti-séptico- substância química que se usa em tecidos vivos para inibir ou destruir o crescimento de microrganismo com o objetivo de prevenir a infecção, a decomposição ou a putrefação.
Bacteriostático- é o agente que estando presente impede a multiplicação de bactérias.
Bactericida- é a substância que destrói toda a forma de vida bacteriana.
Esterilidade- é a ausência de toda a forma de vida. Um objeto, uma superfície ou uma área corporal está estéril quando reune esta condição.
Esterilização- é a destruição total de toda forma de vida microbiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada