Questões Anatomia Dental


Depois de "vários" dias dedicados ao estudo da anatomia dental, muitos finais de semana sem pegar um sol!Quer ter certeza que aprendeu então tente responder algumas destas questões apresentadas a seguir:

QUESTÕES

1-O que significa:

a) 6° para V, 2° para M do elemento 23:

b) 8° para L, 3° para M do '' 32:



2-O que é bossa?



3-Diferencie Fossa lingual, Fóssula, e Fosseta?



4-Em quais dentes frequentemente ocorre ponte de esmalte e qual dente possui um tubérculo anômalo ou de Carabelli?



5-O que você entende por área retentiva?



6- Defina zênite gengival?



7-O que você entende sobre espaço primata?



8-Classifique os 4 canais de Weine?



9- Qual o maior dente da arcada inferior, esse é o maior de toda as arcadas incluindo a dentição decídua?



10-O que significa tronco radicular?



11- Quantas raízes possui o elemento 24 e o 25?



12- Como são classificados os tecidos periodontais?



13- Qual a função dos ameloblástos, e dos odontoblástos?



14- Como se apresenta o germe dentário na faze de capúz ou casquete?

15- Descreva a "fase do patinho feio"?

16- O que é ameia interdental?



Obs:. Faça sua avaliação:

->Se vc acertou as questões 1-4-9- 11 e errou as demais ou n sabe responder, vc precisa ler um pouquinho mais, pois seus conhecimentos estão considerados básicos.

-> Se vc acertou as questões 2-3-5-10-11 e acertou as acima citadas e errou as demais, continui estudando, pois seus conhecimentos estão satisfatórios.

-> Se vc acertou as questões 6-7-8-12-13-14 e acertou as demais questões, PARABÉNS seus conhecimentos estão exelentes.


Respostas

1- a)Significa dizer que o canino superior esquerdo(23) está inclinado 6 graus para a face vestibular e 2 graus para mesial.

b) Significa dizer que o incisivo lateral inferior esquerdo(32) está inclinado 8 graus para a face lingual e 3 graus para mesial.


2- Bossas são elevações ou saliências de esmalte que se sobressaem nas faces axiais. São elas: mesiais, distais, linguais e vestibulares.


3-Fossa lingual: depressão ampla e rasa na face lingual dos dentes anteriores.
Fóssula: depressão rasa e de formato piramidal presente na superfície oclusal dos dentes posteriores. É formada pelo encontro de 3 vertentes internas: uma da cúspide vestibular,uma da cúspide lingual e ma da crista marginal. Pode ser mesial e distal.
Fosseta: depressão em forma de ponta localizada nas faces vestibulares e linguais dos molares, corresponde ao término dos sulcos ocluso-vestibulares e ocluso-linguais.
4- A ponte de esmalte ocorre frequentemente nos dentes 34 ou 44 e nos 16 ou 26, já o cubérculo ocorre somente no 16 ou 26.

5-Área retentiva é a região que está situada abaixo da linha equatorial da coroa, ou seja região abaixo do ponto de maior covexidade, lugar onde são fixados os aparelhos ortodônticos.

6-Ponto de maior convexidade da parábola delineada pelo contorno gengival das coroas clínicas.

7-O espaço entre os Caninos(53 ou 63) e Laterais decíduos superiores(52 ou 62) e Primeiros Molares(74 ou 84) e caninos decíduos inferiores(73 ou 83) têm o nome de "Diastema dos Primatas". É herança antropológica, remanescente da evolução das espécies, em que os ancestrais do Homo Sapiens tinham estes espaços onde se alojava o sobre passe oclusal dos caninos que eram muito grandes.



8-

9- O maior dente da arcada inferior é também o maior das duas arcada que é o 1 molar inferior, pentacuspidado.

10-É região compreendida entre a polpa coronária até a bifurcação dos canais radiculares, podendo ser visível na raízes.

11-O 24 possui geralmente 2 raízes e o 25 possui geralmente 1 raiz.

12-São classificados em dois tipos principais, o periodonto de inserção que inclui: a lâmina cortical óssea alveolar, o cemento, ligamento periodontal ou desmodonto e o periodonto de proteção: a gengiva, o epitélio de união e a cutícula primária.

13- Os ameloblástos são responsáveis pela produção de esmalte na amelogênese dentária, e os odontoblástos são responsáveis pela produção de dentina, sendo a primeira camada produzida denominada de dentina do manto.

14-Conforme o botão dentário se prolifera, aumenta de tamanho e muda de forma, devido ao crescimento desigual em diferentes áreas do botão. Este crescimento leva a formação da etapa de capuz, o qual se caracteriza por uma invaginação do epitélio no ectomesênquima subjacente. Nesta fase as células epiteliais são esferóides e estão ordenadas e separadas por pequena quantidade de substância intercelular.
Nesta etapa de desenvolvimento, já começa a se esboçar todos os elementos formativos do dente e de seus tecidos de suporte. O conjunto de células ectodérmicas, que lembram um capuz, é denominado Órgão Dental, responsável pela formação do esmalte dentário, pela estabelecimento da forma da coroa, pelo inicio da formação da dentina e pelo estabelecimento da junção dento gengival. A população de células ectomesenquimais condensadas, localizadas na concavidade do órgão dental é chamada de Papila dentária, a qual formará a dentina e a polpa. As células ectomesenquimais que envolvem o órgão do esmalte e a papila dentária, constituem o folículo dentário ou saco dentário, incumbidas de formarem o cemento, ligamento periodontal e osso alveolar, estruturas de sustentação do órgão dentário.
Em alguns germes dentários em desenvolvimento, ocorre nesta fase, um acúmulo de células justapostas no centro do órgão do esmalte, o nó ou nódulo do esmalte. Muitas vezes o nó de esmalte é contínuo com o cordão do esmalte, coluna de células que ligam o epitélio interno ao epitélio externo. Estas estruturas são temporárias e não estão necessariamente em todos os dentes.
http://www.foar.unesp.br/Atlas/Res_Odontogenese.html


16-"Espaço tringular de base vestibular ou lingual, situado entre as faces de contato de dois dentes da mesma arcada."(PICOSSE/1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada