Pesquisa revela que o açúcar na mamadeira dobra o risco de cáries

Pesquisadores avaliaram como os dentes de leite reagem quando estão expostos ao leite em pó. Uma pesquisa revela que o açúcar na mamadeira dobra o risco de cáries em crianças.

Mamadeira com leite quente e colo de mãe. A combinação é a receita perfeita para a hora do sono da Maria Fernanda. “Eu coloco para dormir com a mamadeira. Ela acaba sempre dormindo”, contou a terapeuta Liê Nakamoto.

O hábito, comum entre muitas crianças, pode representar um risco. O alerta saiu do laboratório na Unicamp de Piracicaba, no interior de São Paulo. Durante 1,5 ano, pesquisadores avaliaram como os dentes de leite reagem quando estão expostos ao leite em pó. O resultado é preocupante.

“O leite foi capaz de levar a uma pequena perda mineral, uma pequena quantidade de cárie. Quando o açúcar foi adicionado a quantidade de cárie dobrou”, explicou Cinthya Machado Tabchury, orientadora da pesquisa.

Como não é permitido fazer estudos com crianças, a alternativa foi implantar dentes de leite em próteses usadas por adultos. “Simula uma criança sem escovar os dentes, tomando leite oito vezes ao dia”, esclareceu a pesquisadora Anna Maria Papa.

A imagem ampliada no microscópio mostrou as lesões em detalhes. “Não precisa escovar todas as vezes que tomar mamadeira. Mas, pelo menos, três vezes ao dia. E a higienização mais rigorosa deve ser feita antes de dormir. Se acontecer de a criança ou o bebê tomar uma mamadeira e pegar no sono, a mãe deve fazer uma limpeza mesmo com a criança mesmo dormindo com a escova de dente ou com um paninho e água filtrada”, orientou Roberta Pimenta, dentista.

Apesar dos mimos, a terapeuta Liê Nakamoto já ensinou a Maria Fernanda. Depois da mamadeira, tem que usar a escova. “Se ela vai se mexendo a gente mexe junto e vai escovando como dá”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada