Análise crítica do texto:Brincando com a água: A aprendizagem da natação.

O texto de Maurício Duran é um documento que retrata como foi a adaptação e o desenvolvimento do homem no meio líquido e qual foi a importância do ato de nadar. De uma forma bem clara e resumida o texto comenta alguns dos indícios da origem do ato de nadar datando cerca de cinco mil anos atrás como a existência de piscinas térmicas na Índia e a figura do “nadador” presente em algumas pinturas egípcias e também como marco histórico há três mil anos atrás na Grécia em que o ato de nadar era muito valorizado, pois servia como forma de preparar os soldados fisicamente; fato esse que se confirma na lei 689 de Platão: “o cidadão educado era aquele que sabia ler e nadar”.
Um dos temas bem desenvolvido por esse autor e a necessidade que o ato de nadar fosse sistematizado, pois por volta do século XVI com o ressurgimento da natação vieram também várias maneiras de nadar (estilos). O ato de nadar era agora visto como um desporto para a preparação física, com a manutenção dos sistemas cardiovasculares e respiratório, e consequentemente a formação de atletas da natação.
Para se tentar universalizar o ensino da natação começou-se a surgir vários métodos que foram propostos por profissionais inovadores tais como: Paul Beulque, com sistemas de correntes e cabos; H.F. Kallenberg, com exercícios de adaptação ao meio líquida(inovador nesse método); Robert C CUBBON, com o “método da confiança” ; Brink, que propôs o ensino da natação por meio de formas lúdicas; entre outros que foram fundamentais para o surgimento do método atual do ensino da natação.
Porém, esse texto além de apresentar todos os argumentos apresentados ele ainda faz um esclarecimento sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da natação. De acordo com Maurício Duran o “faz de conta” e as “historinha” são ferramentas fundamentais para o aprendizado da iniciação a natação principalmente com crianças.
Portanto, a partir do entendimento do texto pode-se dizer que o método atualmente conhecido de ensinar natação é fruto de pesquisas de várias gerações de estudiosos que buscaram melhorar o condicionamento físico e social dos atletas e nós enquanto futuros profissionais devemos ter prazer em ensinar e proporcionar esse prazer aos nossos alunos; pois “(...) todos ainda praticam atividades físicas e natação, porque sentem prazer nisso.” sic (Duran, Maurício/pág. 53).
Luiz Antônio, estudante de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada