Avanços No Estudo do Câncer

Por: Luiz Antônio- Estudante de Odontologia -UFAL
A detecção precoce do câncer (também conhecida como screening) significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio chamado pré-sintomático, isto é, antes que a pessoa apresente qualquer sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração no exame físico realizado pelo médico. A detecção precoce é responsável pela redução de mortalidade pelo câncer e o tratamento do câncer em seus estágios iniciais é, em geral, bem menos agressivo do que em fase mais avançadas.
Pensando nisso Cientistas de Boston-(Estados Unidos) criaram um novo método de identificação do câncer que promete mudar a forma com que é feito o diagnóstico do câncer.Em resumo quando um paciente é portador de câncer as células alteradas(cancerígenas) liberam mediadores na corrente sanguínea, esses mediadores são o alvo dessa pesquisa. Com a utilização de uma lâmina de silicone contendo cerca de 75 milhões de cilíndros esses mediadores presentes no sangue coletado podem ser identificados, pois eles reagiram com corantes presentes no cilindro que além de marcar irá prender a molécula no cilíndro facilitando os estudos posteriores.
Observe esta reportagem do Jornal Nacional retirada do http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/:

O exame clínico é o exame mais comum e mais realizado para a detecção do câncer. Em uma consulta de rotina, podem ser identificados, por exemplo, o câncer de pele, boca, laringe, colo uterino pela simples observação. A palpação é capaz de detectar nódulos ou tumores no seio, na tireóide, próstata, testículos, ovários, pescoço, dentre outros. Exame clínico e palpação são procedimentos fáceis, de baixo custo e que causam um desconforto mínimo. Porém esse novo método se tornará mais eficaz, visto que será uma maneira menos lesiva e mais barata, diferente das biópsias que são, na maioria das vezes mais usadas quando a condição do paciente permiti.
Portanto, esses estudos só vem a ressaltar a importância de um diagnóstico precoce para toda e qualquer patologia, pois além de contar com menos gastos é de fundamental importância para a saúde do  paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada