Para que extrair os dentes do siso?


Por: Luiz Antônio, estudante de odontologia.


O dente popularmente conhecido por dente do "siso", "dentiqueiro" na nomenclatura odontológia é denominado de 3° molar permanente ou 18, 28, 38, 48 especificando sua localização na arcada dentária humana. Mas, para que esses dentes devem ser extraídos? Esse dente se calcifica aos 7 a 12 anos e sua erupção geralmente está entre 18 a 21, porém a raiz ainda se encontra em formação até os 25 anos ou dependendo do biotipo de cada um ele pode não erupcionar completamente ou até mesmo ficar incluso no tecido ósseo. A importância da retirada cirúrgica desse dente é de fundamental importância médica-odontológica, porque ele pode: interfirir, no caso dos superiores, na articulação têmporo mandibular(ATM); pode provorar a risólize(degradação da raiz) dos 2° molares correspondentes, causando um agrava endodontico; nos casos em que a erupção é incompleta pode haver leve ferimento da camada de epitélio gengival sobre o dente decorrente do atrito na mastigação, em pacientes que já obtiveram êxito no tratamento ortodôntico, pois esses podem desonganizar o feito por falta de espaço, entre outros. Contudo, quem pode fazer esse procedimento cirúrgico? Popularmente somos conhecidos somente como dentistas, mas em nossa formação acadêmica recebemos o status de Cirurgião Dentista ou Generalista, então todo e qualquer dentista está apto para realizar esse procedimento, porém existem aqueles que são mais qualificados tais como os especialistas em cirúrgia ou o cirurgião Bucomaxilofacial que é o mais qualificados em termos de cirugias orofaciais.

15 comentários:

  1. Entaoo é necessário extraí-lo mesmo ? =s

    ResponderExcluir
  2. Na maioria dos caso faz-se necessário extraí-lo, porém tem que ser levado em conta o espaço, e a impactação ai dependendo da situação o dente poderá até erupcionar e não gerar problemas bucais.=)

    ResponderExcluir
  3. quanto tempo mais ou menos demora pra nascer um dentiqueiro? os meus estão à uns 6 meses "nascendo" mas ainda nem saiu a metade.. :x

    ResponderExcluir
  4. A partir dos 19 a 21 anos ele poderá erupcionar, porém se o dente já estiver com uma parte, mesmo que pequena, erupcionada ele deverá por volta do 3° mês erupcionar totalmente, se isso não ocorrer o dente poderá está impactado pelo dente adjacente, sendo a remoção cirúrgica a melhor opção.

    ResponderExcluir
  5. quando eu extrai os meus nao tirei panorama sera q precisa tenho o 48 q esta incluido e ai o q eu faco

    ResponderExcluir
  6. Erica,às vezes, faz-se necessário uma panorâmica, mas uma simples radiografia periapical( a comum) já resolve se ele está incluso então não irá erupcionar tendo que ser retirado por meio de uma cirurgia padrão, porém, o seu dentista é que decidirá a melhor opção pra vc.
    abraços.

    ResponderExcluir
  7. meu dentiqueiro eu mesma estrair ficou tudo bem sicatrizou so que agora 2 nas eu tive uma hemorragia e o que devo fazer, mi ajude porfavor estou com muito medo.

    ResponderExcluir
  8. Nique, nunca extraia seus dentes, procure um profissional da odontologia, pois ele deverá avaliar a sua situação.

    ResponderExcluir
  9. o meu tá nascendo, mas ñ tem espaço para ele, ele tá nascendo praticamente na minha bochecha, doe e tô com medo de extrai-lo pois ele n~saui completamente. Idevo fazer a cirurgia? E perigoso?

    ResponderExcluir
  10. OLá, se o seu dente estiver te incomodando e não estiver sob oclução com seu antagonista é indicado a extração, a cirurgia, a depender do caso não é complicada e com o Cirurgião dentista pode ser feita sem maiores problemas, ok.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 16 anos e meu dente do Siso já está nascendo, isso é normal? Percebi que não tenho espaço pra esse dente, e como no caso anterior, está cortando toda minha gengiva e prejudicando minha bochecha e ainda não saiu completamente. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  12. OLá, Larissa!
    A erupção do 3° Molar ou dente do siso pode até ocorrer aos 16, porém não é comum, o que vc deve fazer é procurar um dentista para que ele possa fazer uma melhor avaliação, mas questione se esse dente poderá ser aproveitado e como está o que corresponda a ele na arcada oposta, ok.

    ResponderExcluir
  13. to morrendo de dor por causa desses miseráveis, tem algum cirurgião dentista bom pra me indicar em Terezina? vc é estudante já deve ter ouvido falar ou visto algum figurão em congresso...

    Bárbara.

    ResponderExcluir
  14. o que é desgaste incisal?peguei a radiografia do meu filho e vi,nos dentes 12,11,21,22,32ao 42

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada