Áreas de atuação do Cirurgião dentista.

Por: Luiz Antônio, estudante de odontologia.

No universo acadêmico somos, geralmente a partir do 1° ano, bombardeados de informações sobre o futuro de nossa profissão e qual será nossa contribuição para a saúde da população. São diversas especialidades odontológicas em que nós futuros odontólogos poderemos nos dedicar; muitos tem suas preferências em consideração ao retorno financeiro que algumas especialidades atualmente estão gerando. Mas, se pensarmos em saude coletiva nos vem a mente um conceito muito importante o de ser " mais abrangente" e que no mercado de trabalho tem se visto pouco são os generalistas ou clínico geral, que possui grande importância em projetos governamentais tais como o PSF(Programa de Saúde da Família) e NASF( Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Portanto para aqueles que ainda não sabem o que se especializar ou não conhecem está aqui listado as especialidades em odontologia:


1. Cirurgia: trata de extrações de dentes e raízes além de outras pequenas cirurgias bucais, realizadas em consultório do cirurgião Dentista.


2. Cirurgia buco-maxilo-facial: estudo e tratamento das fraturas e lesões dos maxilares, mandíbulas e dentes.


3. Clínica geral: exercida por profissional qualificado para realizar diagnósticos de problemas bucais. Está apto a realizar diversas especialidades odontológicas e também poderá encaminhar o usuário à um colega especialista para tratamento específico.


4. Dentística: objetiva estética, devolução da função mastigatória e reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenomenos como abrasão e erosão.


5. Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial: tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos que visam a melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores da região bucal.


6. Endodontia: relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não.


7. Estomatologia: tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas e também prevenir e diagnosticar outras doenças que possam interferir no tratamento odontológico.


8. Implantodontia: relacionada à colocação de raízes artificiais nos ossos da arcada, para adaptação de dentes ausentes.


9. Odontologia em Saúde Coletiva: estudo dos fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos.


10. Odontologia Legal: auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise crânio-facial e dental de indivíduos visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.


11. Odontologia Preventiva: relacionada à prevenção de cáries e demais doenças bucais além de orientação sobre higienização bucal.


12. Odontogeriatria: estudo e tratamento dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que repercutem na boca e estruturas.


13. Odontopediatria: visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.


14. Ortodontia: corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.


15. Patologia Bucal: estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações.


16. Periodontia: trata das doenças da gengiva além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.


17. Prótese: cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações. Ex: coroa, jaqueta, ponte móvel, dentadura.


18. Radiologia Odontológica e Imaginologia: tem como objetivo a aplicação de radiografia e outros exames por imagem com a finalidade de melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada